Guaianews

Linguagem da internet influencia a nova geração

Blog Image

Celular na mão 24 horas acompanhado de internet, essa é a combinação mais comum na vida dos jovens de hoje. A nova geração é conhecida por ser conectada e ligada em tudo que se entende como nova tecnologia.

O tema “Linguagem da Internet” apareceu em reportagem na revista Literatura, e nada mais adequado do que abordar esse assunto com os alunos em sala. Com excelentes argumentos a respeito, a aluna Nicole Aiziro, do sétimo ano, comentou sobre a importância que o “internetês” tem ganhado com o passar dos anos e o quanto ele influencia a vida de crianças e jovens desta geração.

O assunto gerou um rico debate sobre o quanto pode se considerar benéfica essa realidade linguística virtual e o quanto pode ser prejudicial, do ponto de vista da língua normativa. Uma nova linguagem que pode atrapalhar no vestibular, por exemplo. Desta forma foi possível abordar temas da gramática.

Outro debate digno de destaque foi o proporcionado pelo aluno Henrique Fontainha, do nono ano, com a reportagem “Dez profissões que estão prestes a existir” da revista Superinteressante. Ali, a discussão foi embasada pela perplexidade de alguns alunos diante da proximidade do que chamamos de futuro.

 

Reforma Trabalhista e da Previdência

Blog Image

Formar cidadãos críticos e que refletem sobre a situação da sociedade faz parte das aulas. Os Alunos do 6º ano discutiram em sala sobre a questão da reforma trabalhista e da previdência no Brasil, que gerou a paralisação geral no dia 28 de abril.

Esse momento foi realizado no projeto Comunicando-se, contribuindo para aquisição de conhecimentos formais, como os conteúdos de História, Arte e Geografia. Os alunos puderam construir uma visão crítica, um aprendizado que levarão para si ao longo da vida.

Entre os temas abordados tivemos: Qual o impacto da reforma no nosso país? Como é como ficará a aposentadoria? De que forma o movimento de greve pode gerar o resultado esperado pela população?

É a vida entrando na escola!

 

Cyberbullying

Blog Image

Tema recorrente nos portais de notícias, o cyberbullying atinge principalmente os jovens. No Projeto Comunicando-se falamos sobre ele baseado na reportagem trazida pela aluna Pollyanna do 8º ano.

O debate foi o que mais prendeu a atenção dos alunos, o objetivo foi conhecer a visão deles. Falaram sobre a relação da tecnologia com a sociedade atual, abordando temáticas das aulas de Geografia e História. Debateram sobre a autoestima e senso de solidariedade com o sofrimento alheio, levando a uma reflexão consciente sobre valores e cidadania.

Também debateram as razões que levam alguém a praticar o bullying, inclusive, que quem o pratica também precisa de ajuda. A relação do cyberbullying com o suicídio (relacionado com a série do Netflix "13 reasons why") e como lidar com agressões virtuais e reais.

 

A intolerância aos estrangeiros no governo
de Donald Trump

Blog Image

Foi trazida para discussão em sala uma reportagem acerca das novas decisões do presidente dos EUA, Donald Trump, as quais não estão sendo bem vistas no mundo. Os alunos puderam verificar como está a avaliação do período de governo, considerada baixa. Um assunto que traz temáticas de disciplinas de História e Geografia.

Houve uma grande discussão sobre o tema, alguns alunos se posicionaram a favor e outros contra essas determinações. Os professores mediaram o debate, a fim de enriquecer o conhecimento e poder de argumentação dos alunos.

Segundo a reportagem, o presidente não cumpriu promessas básicas de sua propaganda eleitoral. Além de citar a construção do muro ao redor dos E.U.A que impediria a entrada de imigrantes, bem como a questão do presidente controlar o acesso dos muçulmanos no país.

 


voltar