Ensino fundamental I e II

Blog Image

Ensino fundamental I

No ensino fundamental é preciso manter o aluno interessado em aprender, pois todos nós precisamos de motivação para nos desenvolver e nos dedicar, e com a criança não é diferente.
No Guaiaúna, as aulas ganham sentido, os alunos são levados a relacionar os conteúdos de sala de aula com sua vida cotidiana, fazendo com que tudo ganhe significado e um valor diferenciado. Desta forma, o que ele aprende aqui, não se esquece mais.

Nosso foco é fazê-lo pensar e desenvolver diversas competências que levarão para a vida, como ter senso crítico, aprender a trabalhar em grupo, ser pró-ativo, ter hábito de leitura, responsabilidade, saber fazer escolhas e ter planejamento, sem comprometer o conteúdo e a aprendizagem formal.

Com nossa metodologia, essas habilidades são desenvolvidas de forma gradual e natural, atingindo assim, nosso objetivo de preparar nossos estudantes da melhor maneira para a vida, já que o adulto necessita de todas essas habilidades e competências para atingir sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Os conteúdos exigidos pelo MEC são trabalhados de forma a garantir o interesse dos alunos, manifestado o sorriso aberto que recebemos de cada criança ao adentrar no colégio.

 

Ensino bilíngue

Aulas semanais na grade curricular:

Inglês

Introduzido no cotidiano da criança, as aulas de inglês são lúdicas, incluindo músicas, rimas, jogos e brincadeiras. No Ensino Fundamental, a escrita já se torna primordial, e a colocamos de forma natural na vida das crianças, assim como na alfabetização.

 

Ensino fundamental II

Com o intuito de respeitar o jovem e oferecer condições para que ele se desenvolva com autonomia e responsabilidade, o Colégio Guaiaúna apresenta a verdadeira abordagem humanista no ensino Fundamental II, que consiste em construir conhecimentos junto aos seus educandos, tornado estes responsáveis e protagonistas do ato de aprender. No dia a dia acadêmico, os nossos jovens escolhem seus caminhos para chegar aos conteúdos propostos, assim praticando a autonomia e a auto-orientação.

Nossos professores não apenas apresentam propostas de aprendizagens, mas estimulam, nos estudantes, a vontade de busca por mais conhecimentos e bagagens culturais. A relação de professor e aluno é constituída como vivência grupal, na qual todos vivem em equilíbrio e pleno respeito, preservando e valorizando as diferenças e individualidades de cada ser. Para nós, o prévio ou amplo conhecimento trazido pelo jovem é de grande valor e importância, pois é este que serve como base para a construção de um verdadeiro cidadão.

O Fundamental II prepara educandos para a vivência plena em uma sociedade, tornando-os indivíduos autônomos, responsáveis, respeitosos, solidários, cooperativos e criativos. Assim, toda sua aprendizagem será significativa e seu papel de transformação e evolução será incontestável.

Aulas de Inglês e Espanhol fazem parte da grade curricular.

 

Diferenciais:

Educação financeira

Aprender a administrar o próprio dinheiro é um desafio até mesmo para os adultos, por isso, acreditamos ser importante iniciar essa conscientização ainda na infância. Nas aulas de Educação Financeira, o aluno aprende a se planejar, aos poucos vão entendendo que é preciso pensar em curto, médio e longo prazo, e aprendem a lidar com o dinheiro. Simulam situações do dia a dia, além de o mais importante: aprender a buscar seus sonhos! Tratamos aqui que sonho nem sempre está relacionado a dinheiro, mas que planejamento financeiro é essencial para uma vida mais tranquila.

Projeto comunicando-se

Com o pressuposto de que a leitura é algo fundamental do aspecto cultural, promovemos, através de revistas, um intercâmbio cultural capaz de interagir com conteúdos de uma aula aplicada por um determinado professor, em uma determinada matéria. Essa “flexibilidade” de gêneros textuais dentro de uma revista traz uma capacidade linguística aos alunos, assim, fazendo com que estes saibam compreender e interagir com diversos discursos, que estão introduzidos em seu cotidiano.

Aulas vivenciais

São realizadas aulas fora da sala, no entorno do ambiente escolar, para que o aluno perceba a relação do cotidiano com os conteúdos propostos nos livros, além de contextualizar a aula e desenvolver experiências mais significativas para a aprendizagem.

Informática

No Ensino Fundamental o computador se torna um aliado para as atividades de classe, como pesquisas e elaboração de textos. No Ensino Fundamental II as aulas de Informática são integradas com as aulas regulares, como um recurso tecnológico para apresentação de trabalhos, explanação de conteúdos, e um facilitador na produção dos alunos. A sala de informática e o professor estão a serviço dos alunos e dos estudos, para agregar conhecimentos e como recurso para a aprendizagem.

Música

A aula de música propicia a identificação de ritmos, auxilia na aprendizagem do conteúdo formal, desenvolve a percepção musical, concentração, melodia, atenção e o gosto pelas artes. Nesta fase, os alunos já iniciam a utilização de flauta doce.

Judô

Regra, disciplina, concentração e motivação são aspectos desenvolvidos nas aulas de judô, que podem ser realizadas por meninas e meninos, antes ou depois do horário de aula.

Ballet

A dança como forma de expressão e movimento, incentivando as crianças a buscarem a superação. As apresentações no final do ano são lindas e bem elaboradas. É nítida a satisfação no rosto de cada participante.

Aula de expressão corporal

É trabalhado o movimento, a noção espacial e corporal, a coordenação motora, a expressão do próprio corpo, criatividade, imaginação e dramatização.

Ensino de qualidade, aprendizado garantido!


voltar