Ler e Interpretar

Blog Image

Para chegar ao conhecimento, nós precisamos ler. Com esse aprendizado damos sentido a tudo. Seja o texto literário, informativo, persuasivo ou narrativo: a interpretação está em um mundo cheio de possibilidades. Para que isso aconteça, é necessário entender e absorver o texto, não apenas passar os olhos pelas linhas.

Exercite-se na arte de pensar, capte as ideias, investigue as palavras. Com o hábito da leitura cria-se a prática e a interpretação dos textos torna-se algo fácil. Estabelecer uma meta de ler, pelo menos, um livro por mês pode ser o início.

Esteja focado no que vai absorver e livre sua mente de qualquer outro tipo de pensamento. Estar em um ambiente tranquilo e silencioso ajuda.

Se o texto for grande, não se assuste com o tamanho dele; leia por inteiro, sempre procurando manter uma visão geral do tema; crie o gosto pela leitura, quando gostamos de fazer algo, compreende-se melhor seu funcionamento; caso encontre palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim. Leia o texto pelo menos duas vezes, a primeira impressão pode ser falsa. A segunda leitura é para haver um sentido interpretativo, você deverá compreender, analisar e sintetizar as informações.

Se o texto vier seguido de questões, retorne a ele para sanar suas dúvidas. Procure palavras-chaves para facilitar seu entendimento. Observe os detalhes, tenha sutileza e esperteza nas entrelinhas.

Sublinhe as palavras desconhecidas e quando terminar de ler pela primeira vez, pesquise no dicionário e encontre o significado delas. Seja curioso. Volte ao texto quantas vezes precisar.

Divida o texto em pedaços para melhor absorção do conteúdo e centralize cada questão ao espaço do texto que a corresponde. Quando o autor sugerir apenas uma ideia, procure um fundamento de lógica objetiva.

Pratique!

 

Fontes: Canal do ensino

 


voltar